Cortar o açúcar completamente pode não ser a vitória para a saúde que muitos esperam. Uma nova pesquisa apresentada no ENDO 2026, reunião anual da Endocrine Society em Chicago, descobriu que ratos em uma dieta com baixo teor de gordura e sem sacarose tiveram pior controle de açúcar no sangue, mais inflamação e sinais de fígado gorduroso em comparação com ratos que comeram um pouco de açúcar.
Os ratos que pularam o açúcar ficaram mais doentes, não mais saudáveis
Cientistas do Dasman Diabetes Institute na Cidade do Kuwait, Kuwait, alimentaram um grupo de ratos com uma dieta com baixo teor de gordura e sem sacarose e outro grupo com uma dieta com baixo teor de gordura que incluía sacarose. Ambos os grupos consumiram o mesmo número de calorias e mantiveram pesos corporais semelhantes ao longo de 16 semanas. Mas o grupo sem açúcar mostrou problemas metabólicos claros. Eles tiveram pior tolerância à glicose, resistência à insulina, desequilíbrios nos micróbios intestinais, inflamação intestinal e alterações ligadas à doença hepática gordurosa.
Por que pesquisadores locais dizem que equilíbrio importa mais que eliminação
O Dasman Diabetes Institute foi fundado pela Kuwait Foundation for the Advancement of Sciences. O cientista principal Rasheed Ahmad, que lidera o Departamento de Imunologia e Microbiologia, disse que o estudo mostra que remover completamente a sacarose de uma dieta com baixo teor de gordura pode inesperadamente perturbar a saúde intestinal e promover inflamação e disfunção metabólica. Ele enfatizou que nutrição equilibrada é mais importante do que simplesmente eliminar o açúcar.
A equipe mediu tolerância à glicose, sensibilidade à insulina, hormônios metabólicos circulantes, microbioma intestinal e inflamação tanto no cólon quanto no fígado. Pouco se sabia antes deste estudo sobre o que acontece quando as pessoas cortam o açúcar completamente de uma dieta com baixo teor de gordura.
Ahmad disse que as descobertas podem influenciar futuras recomendações dietéticas ao mudar o foco para manter um microbioma intestinal saudável em vez de se concentrar apenas na restrição de açúcar. A longo prazo, ele disse, os resultados podem ajudar a melhorar estratégias para prevenir distúrbios metabólicos, doença hepática gordurosa e condições inflamatórias crônicas.
O estudo ressalta a necessidade de considerar o equilíbrio dietético geral em vez de focar apenas na redução da ingestão de açúcar.